A reconstrução da identidade em A jangada de pedra, de José Saramago

 

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para a obtenção do título de Mestre em Letras.

Orientadora: Profa. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca.

RESUMO
Este estudo de A jangada de pedra, de José Saramago, tem como fundamentação a Teoria Semiótica do Discurso, a Linguística Textual, os postulados da Teoria da Enunciação referentes à categoria de pessoa e alguns princípios de Narratologia. Recebe subsídios também da Mitologia, da História de Portugal e da Literatura Portuguesa. A análise segue o percurso gerativo do sentido, segundo o qual são investigadas as estruturas sêmio-narrativas e discursivas do texto, em seus componentes sintáxico e semântico.
No nível fundamental, identificam-se a categoria semântica de base e as operações de asserção e negação a que está submetida. Com relação ao nível de superfície, são descritas as transformações de estado ocorridas no desenvolvimento da narrativa e os valores inscritos nos objetos modais e de valor, com os quais os actantes entram em conjunção e/ou disjunção. Referentemente ao nível discursivo, a abordagem é ampliada para possibilitar: 1) a descrição das formas de instalação e de enunciação da pessoa no texto literário; 2) a indicação dos papéis temáticos desempenhados pelos atores e dos temas que subjazem às principais configurações discursivas.
Como objetivo principal buscou-se apreender a função da categoria de pessoa e dos percursos figurativos no processo de construção do sentido.

Palavras-chave: Percurso Gerativo do Sentido. Categoria de Pessoa. Percurso Figurativo. Configuração Discursiva. Metáfora. Identidade/Alteridade.

Clique no link abaixo e leia o texto na íntegra.

BAIXAR / IMPRIMIR: A reconstrução da identidade em A jangada de pedra, de José Saramago

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>